sexta-feira, 11 de março de 2011

A História do Pentecostalimo

Willian Joseph Seymour lider da Missão evangélica da fé apostólica         

A História do Pentecostalimo

Após a Guerra Civil (1861-1865) as igrejas na América emergiram dessa luta gigantesca numa forma muito diferente daquela dos dias da "religião de fronteira." A diferença era principalmente em mais controle organizacional e eclesiástico da vida da igreja, mais religião formal e orientação intelectual. Antes da Guerra Civil, a religião de fronteira era livre de quaisquer restrições organizacionais, era mais emotiva do que intelectual, e não tinha nenhum credo básico definido. Após a guerra, isso mudou. E foi em resposta ao que muitos chamam de morte e frieza dessas igrejas pós-guerra que o "Movimento de Santidade" surgiu, que colocava sua ênfase na experiência interior da religião, santificação e proximidade de Deus.
No começo dos anos 1900, Charles Fox Parham, um professor do Bethel Bible College em Topeka, Kansas, tornou-se crescentemente insatisfeito com a frieza e formalidade das igrejas da região. Ponderando sobre o assunto, Parham chegou à conclusão que o problema residia no fato que as igrejas tinham se afastado da simplicidade e fervor religioso da igreja primitiva em Jerusalém. Conseqüentemente, ele começou a ensinar pessoas e ministros a orarem por um retorno do Espírito e uma renovação da bênção Pentecostal.
Uma mulher por nome Agnes N. Ozman, estudante de Parham, alegou que em 1 de Janeiro de 1901 recebeu o batismo do Espírito Santo e começou a falar em línguas.
Parham e seus discípulos, encorajados por essa resposta evidente às suas orações, começaram, em 1905, a pregar a nova descoberta deles por todo o sudoeste dos Estados Unidos. Eles logo conquistaram uma grande multidão e começaram a formar grupos de pessoas com idéias afins para orar por renovação divina. No centro do distrito industrial de Los Angeles, Califórnia, havia uma pequena igreja de tábuas na qual os metodistas uma vez fizeram os seus cultos. Estava localizada na Rua Azusa 312, e chamava-se Missão Evangélica da Fé Apostólica (Apostolic Faith Gospel Mission). Era liderada por um negro (que tinha só um olho) por nome William Seymour. Ele era um antigo pregador do Movimento de Santidade, que tinha sido influenciado por Parham. Numa reunião pública em 1906, o Pentecostalismo como uma religião nacional e mesmo internacional começou. O grupo que adorava na Rua Azusa experimentou um derramamento do Espírito que foi uma repetição, assim foi alegado, de Pentecoste. As pessoas sobre quem o Espírito veio começaram a falar em línguas.
A igreja ministrava a toda classe e raça de pessoas, e logo se tornou uma Meca para pessoas de todo o país. Essas pessoas, participando do derramamento especial do Espírito na casa de reunião da Rua Azusa, foram para as suas casas espalhando a palavra de que outro Pentecoste tinha finalmente chegado. O movimento espalhou-se rapidamente, e cresceu em grandes passos. Era o princípio do Pentecostalismo.

7 comentários:

  1. Esse é o evento pentecostal mais importante para o Brasil, pois foi dele que saiu a criação das igrejas pentecostais brasileiras.

    A rua Azuza foi "como no pentecostes"!

    ResponderExcluir
  2. Atos 2

    Essa FOI a promessa de Deus,como afirmou Pedro:
    At 2:16,17.
    Mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel:
    e nos últimos acontecerá, diz Deus, que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; e os vossos filhos e filhas profetizarão, os vossos jovens terão visões, e os vossos velhos sonharão sonhos...
    Ou seja, amados, isto já aconteceu, já se cumpriu, e é a mesma promessa que Jesus fez.
    Para testemunho a toda gente(carne), povos que estavam reunidos ali,e cada um ouvia na sua PRÓPRIA língua, para testemunho para todos os povos, e não eram "línguas estranhas" como se fazem em muitas igrejas pentecostais hoje,e sim, na Sua Própria Língua, pois não falavam a mesma língua.
    NÃO devemos buscar OUTRO PENTECOSTES, pois em nenhum lugar na bíblia encontramos essa recomendação, após o derramamento, TODOS os que crêem em JESUS como Senhor e Salvador, recebem o Espírito Santo, e são batizados como Espírito (batismo com Espírito Santo: Nova Vida em Cristo, Vida Eterna).
    Por favor, e os 1900 anos, anteriores, ao "outro Pentecostes", não bíblico, como, foram vividos pelos cristãos fiéis e guardiães do Evangelho, que sofreram as grandes perseguições e deram suas vidas, para levar o Evangelho aos quatro cantos da Terra (pois essa foi a razão do derramamento do Espírito Santo, testemunhar às nações da Terra, que Jesus Cristo é o Senhor), como sobreviveram "sem o Espírito Santo" ??????
    Eu compreendo tão bem cada um pentecostal, porque já fui uma "batizada no Espírito Santo e falei em "línguas". Mas, após leitura bíblica e muita oração,o Senhor me libertou do engano. Leia a bíblia, ore e peça a Deus. Conhecereis a verdade e ela vós libertará.

    ResponderExcluir
  3. Pena que hoje existe muita meninice e avivamento sem oração.

    ResponderExcluir
  4. O espírito santo até hoje à toa assim na vida daqueles que creem na veracidade da palavra de Deus engano meninice toda vida teve desde os tempos primórdios mas no meio deles tem aqueles que Deus sabe que estão buscando a ele de verdade e que o seu santo espírito atua de verdade na vida deles que Deus abençoe a

    ResponderExcluir
  5. Prof. Érick (acima): "Esse é o evento pentecostal mais importante para o Brasil, pois foi dele que saiu a criação das igrejas pentecostais brasileiras". Está certo disso? Pela história que conheço a denominação Assembleia de Deus se originou na região de Chicago e se da igreja fortaleceu/sustentou e cresceu com apoio da igreja da Bélgica. A quadrangular sim, surgiu à partir do movimento da Rua Azusa.

    ResponderExcluir