quinta-feira, 10 de março de 2011

O que é reteté?

RETETÉ? O que será isso? Seria um tipo de dança? Ou será que é um movimento antibiblico? Será que é a manifestação do poder do Espírito Santo? Vamos analisar bem direitinho para chegarmos a uma conclusão. Peço-lhe que leia com muita atenção a mensagem de hoje para que não fique confundido, triste ou até mesmo escandalizado, mas consiga, através do poder da Palavra de Deus, discernir o que realmente vem a ser o tão aceito e respeitado RETETÉ. Como podemos ver na enquete, a maioria das pessoas que votou nunca ouviu falar em reteté; em segundo lugar vieram as opiniões contra esse movimento, o considerando antibiblico; as demais dividiram as opiniões entre ser o reteté uma dança ou o poder do Espírito Santo. Independente do conceito que tenha sobre o tema, convido-o a ler esta mensagem com muita atenção! O que significa a palavra reteté? Este termo não consta de dicionários oficiais, embora haja quem diga que ele teve origem no italiano. Dizem que relaciona-se com a culinária e significa: "mistura, movimento, reboliço, festa, aquilo que foge da normalidade". Esse movimento ou esse reboliço ganhou um espaço gigantesco no meio das igrejas, principalmente nas pentecostais. É muito comum ouvir um pregador pronunciando a tal expressão, principalmente se ele for avivalista. E os cantores também gostaram muito dessa onda de reteté e até gravam músicas que promovem essa "mistura" e esse" movimento" chamado reteté. Infelizmente, o reteté não tem trazido bons resultados para a igreja, pois ao invés de ouvirem, aprenderem e praticarem a Palavra de Deus, as pessoas estão indo às igrejas para fazerem uma "festa" que "foge da normalidade". Nessas reuniões de reteté quase não é pregada a Palavra de Deus, preferem usar pedaços isolados das escrituras e usá-los para fazerem heresias que são bem aceitas pelas pessoas amantes das obras da carne e inimigas de terem que carregar a cruz para seguir Jesus. Esse movimento também é muito aceito pelos novos convertidos que ainda não conhecem a Palavra de Deus e acabam aprendendo que isso é ser cristão. A coisa mais triste do reteté é fazer os crentes parecerem macumbeiros (esse comentário parece implicante e grosseiro, mas não é), pois nas reuniões de reteté as pessoas dançam como no terreiro de macumba (todos nós sabemos que os macumbeiros não adoram a Jesus e seus cultos não são oferecidos a Deus). Então, como pode um adorador cristão se parecer com um pai de santo? Não podem ter nada a ver e, sim, serem totalmente diferentes, pois um oferece culto a Deus e o outro a demônios! Mas no reteté, até mesmo as músicas são parecidas com as de terreiro e as danças, idênticas às de mães de santo, ritmos tocados e movimentos com o corpo, semelhantes em ambos. Mas o que explica isso? Seria os demônios imitando o Espírito Santo? Muitos adeptos do reteté, ao serem questionados sobre as semelhanças de ambos os movimentos, confirmam que o Espírito Santo é quem faz todo o movimento no culto e que nos terreiros os demônios o imitam. O que vale a pena é ler e reler para aprender direitinho e obedecer ao que está escrito em (1Corintios 14), pois este texto inteirinho nos ensina como cultuar a Deus, mas a partir do versículo 26 até o 40, realmente vemos o que Deus espera receber de nós quando nos reunimos para O cultuar. Usarei aqui a seguinte sequencia de versículos desse mesmo texto, para que possamos meditar melhor a respeito do que Deus aceita como culto (versículos 26,33,37,38,39,40). “Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação. Porque Deus não é Deus de confusão, senão de paz, como em todas as igrejas dos santos. Se alguém cuida ser profeta ou espiritual, reconheça que as coisas que vos escrevo são mandamentos do Senhor, mas se alguém ignora isso que ignore. Portanto irmãos, procurai com zelo profetizar e não proibais falar línguas. Mas faça-se tudo decentemente e com ordem". Lendo esse texto bíblico, portanto inerrante e santo, não dá para acreditar que Deus receba um culto do tipo reteté. Como lemos no início da mensagem, os significados para essa palavra são de muita bagunça e nada de ordem e decência, pois reteté quer dizer reboliço, mistura, festa, aquilo que foge da normalidade. Na verdade, reteté se tornou uma “gíria pentecostal” que, infelizmente, significa prestar um culto ao contrário do culto que Deus ensinou e que deseja receber de nós. Essas palavras do texto bíblico eram para serem obedecidas como mandamentos do Senhor, mas o que parece é que até mesmo os pastores rasgaram essa página da bíblia ou riscaram essas palavras, ou seja, não estão cuidando em serem espirituais, nem profetas de Deus. O reteté é uma vergonha para o cristianismo! Pois cristãos são os que seguem os ensinamentos de Cristo e vivem como Ele ensinou, obedecendo à Sua Palavra, recebendo dEle o poder para serem Suas testemunhas neste mundo de horror, onde o mal tem dominado os corações. Ser cristão é renunciar aos desejos carnais que arrastam o homem para o pecado, é negar-se a si mesmo e tomar a cada dia a sua cruz para seguir Jesus. Não existe cristianismo sem Bíblia, não existe cristianismo sem obediência, não existe cristianismo sem cruz. Mesmo que os "retetezeiros" (se reteté foi inventado, podemos inventar um nomezinho para quem o adota) insistam em dizer que toda aquela bagunça que eles fazem nos cultos é manifestação do poder do Espírito Santo, nunca conseguirão convencer os amantes da genuína mensagem bíblica que aprendem ao ler Atos 2 o que realmente é o poder do Espírito Santo. Pedro pregou cheio do poder do Espírito Santo, pregou a mensagem da cruz, que salva e liberta o homem do pecado e o prepara para viver a eternidade no céu e, nessa mensagem Pentecostal, ganhou quase três mil almas para Jesus. Quantas almas têm ganhado os cultos de reteté? Quantas vidas tem sido libertas nessas reuniões? Qual o tema dos louvores ou mensagens pregadas nos cultos de reteté? A mensagem pregada no reteté é de Vitóriiiaaaa! Parece boa a mensagem? Só parece, pois não prega a vitória de Jesus na cruz, nem a vitória do crente sobre o pecado, através do sangue de Jesus. A vitória pregada no reteté é financeira, sobre os invejosos, sobre o diabo, pois os retetezeiros são “super poderosos” (mas não é aquele poder que Jesus prometeu que teriam os que cressem em Seu nome, mas é um poder feio e estranho, que zomba das coisas espirituais e expõem os ignorantes às artimanhas de satanás). A Palavra nos ensina a resistirmos à tentação e vigiarmos em todo o tempo, pois o nosso adversário anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar. Jesus é a nossa força e a nossa vitória! O poder do Espírito Santo é dado aos crentes para anunciarem a mensagem do reino de Deus e terem forças para batalharem nesta terra, contra o pecado e não para sapatearem inutilmente em ritmos mundanos até caírem ao chão. Não compare o poder do Espírito Santo à bagunça irresponsável do reteté! O nosso Deus é santo e nós devemos ser santos também, pois sem santidade ninguém O verá. Ser santo é ser separado - bem diferente do reteté que significa misturado.

11 comentários:

  1. EU SOU DO RETETÉ OU DO REPLEPLÉ E DISCORDO DAS SUAS PALAVRAS E LHE PERGUNTO SE VC JÁ SENTIU A UNÇÃO DO RETETÉ, CREIO EU QUE NÃO. POIS É UMA UNÇÃO SOBRE NATURAL QUANDO EU ESTOU NO RETETÉ PARECE QUE NÃO ESTOU NA TERRA MEU ESPÍRITO PARECE SER TRANSPORTADO DA TERRA E QUANDO ACABA O QUE EU SINTO É PAZ E FORÇA PRA EVANGELIZAR E PREGAR A PALAVRA DE DEUS, POIS O RETETÉ É O RENOVO DO ESPÍRITO SANTO. VC DEVERIA ABRIR O SEU CORAÇÃO E DEIXAR DEUS DE ASSENTE COM FOGO!!! ASS: Paulo Henrick Novaes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo estou com vc, há pessoas que não abrem seus corações a DEUS e não sentem o poder do espírito santo pois o espírito santo não invade minguem ele habita aonde há lugar!!!
      IGOR DE SOUZA

      Excluir
    2. estou com vcs irmãos eu conheci o RETETÉ este ano de inicio não entendi oq era, mas depois que abri meu coração para o SENHOR foi fogo puro !
      essas pessoas so falam abobrinha não conhecem e falam o que não sabem
      que DEUS encha de AMOR esse tipo de gente !

      Excluir
    3. reteté é como fogo de palha que logo se acaba, mas a palavra de Deus permanece para sempre,por isso sou amante da palavra de Deus

      Excluir
  2. MEU QUERIDO MUITO BOM, MAS DA PRÓXIMA VEZ NÃO PONHA LETRAS AZUIS NO FUNDO PRETO, PREJUDICA A LEITURA, O IDEAL SÃO LETRAS ESCURAS EM FUNDOS CLAROS OU FUNDO ESCUROS COM LETRAS VAZADAS (BRANCAS)

    ResponderExcluir
  3. RETETÉ É SIMPLESMENTE UM ESQUEMA DO DIABO!

    ResponderExcluir
  4. Na minha opinião existem certos momentos que é muito bom passarmos por essa experiencia, pois ela nos renova, aviva é algo sobrenatural. Mas o que tem que ser pregado é a palavra como ela é, pois as demais coisas o Santo Espirito é quem faz como ele quer. Ser cheio do Espirito Santo não é rodopiar, pular, berrar e sim ter amor, dar bons exemplos em todos os lugares, é alimentar e acolher os necessitados, é ser sal e luz da terre, pois foi para isso que Deus nos escolheu.

    ResponderExcluir
  5. AH e respondendo que publicou esse monte de nada ai
    conheço um misionaro que este ano ganhou mais de 300 vidas pra CRISTO em um proposito que ele fez com DEUS .
    e ele e do RETETÉ e todos os cultos que ele faz e BÍBLIA PALAVRA E MAIS PALAVRA depois vem o resto se for da vontade de DEUS. e vc ja ganhou quantas vidas pra ta falando dos outros ?

    ResponderExcluir
  6. O negocio gente, é ler a palavra e reler pedir a deus discernimento que ele dará... é assim que eu faço. Pois sobre o reteté deus me me tocou ao coração de tanta pedir que tinha dúvida e ele tocou ao meu coração que isso não vem de deus....mas os anjos caídos estão ai...pra enganar com toda força possível, se transformando em anjos de luz!! para enganar a muitos. infelizmente quem não tem discernimento sofrerá as consequências..

    ResponderExcluir
  7. Bem a palavra do Senhor nos fala toda palavra divinamente inspirada e proveitosa para ensinar para corrigir para mostrar em que caminho o homem deve andar,mais toda palavra inspirada por Deus !!!

    ResponderExcluir