O próprio cerne da religião pentecostal é a doutrina da segunda bênção, ou, como é algumas vezes chamada, o batismo com o Espírito Santo. Quando a maioria das pessoas pensa no Pentecostalismo, logo vêm à mente aquelas longas filas de pessoas aguardando para serem curadas, falando em línguas, cantando com ritmo e bater de palmas, e encontros desordenados com muita gritaria, muitos "Aleluias," e até mesmo rolar no chão. Mas essas práticas não nos dizem o que o Pentecostalismo realmente é. Em seu cerne reside a doutrina da segunda bênção.
Essa doutrina ensina que um filho de Deus, regenerado, convertido, crente, santificado, e andando na vereda de sua peregrinação, está num nível mais baixo de salvação que deveria estar, pois não recebeu tudo o que está disponível para ele em Cristo. Deus intenta para ele mais do que esse status relativamente baixo. Ele deve receber a segunda bênção.
Embora o Espírito Santo de Cristo já tenha operado em seu coração a obra de salvação, ele pode e deve aspirar maiores bênçãos e um nível mais alto de piedade, conseguível somente quando for batizado com o Espírito Santo. Na sua conversão ele pode ter sido salvo pelo Espírito Santo, mas precisa de mais: o batismo com o Espírito Santo. Quando foi convertido, ou quando um infante, o batismo com água pode ter sido administrado a ele, mas outro batismo é requerido.
Esse batismo com o Espírito algumas vezes vem inesperadamente, especialmente quando um indivíduo está buscando-o ativamente por meio da oração. Mas com maior freqüência ele vem através da ministração de outros, que impõem suas mãos no indivíduo e oram pela segunda bênção.
Freqüentemente, essa segunda bênção do batismo com o Espírito é acompanhada por algum comportamento estranho, que é também característico de encontros de reavivamento. Os dois têm muito em comum, pois encontros de reavivamento são conduzidos com o propósito de buscar derramamentos especiais do Espírito, a fim de trazer renovação a uma igreja morta. Tais reavivamentos são acompanhados por comportamentos bizarros de todos os tipos. Em alguns círculos pentecostais, tais comportamentos também acompanham a segunda bênção.
Uma pessoa que recebe essa segunda bênção recebe também subitamente dons especiais chamados de charismata, segundo a descrição de Paulo de tais dons em 1 Coríntios 12:4. Dessa palavra vem o nome Movimento Carismático. Esses dons incluem o falar em línguas desconhecidas, capacidade de realizar milagres, o dom de profecia, e os dons de interpretar profecia e línguas desconhecidas. Em alguns círculos pentecostais mais radicais, os dons incluem também o manusear cobras peçonhentas. Como justificativa para essa última prática, apelos são feitos a Marcos 16:18.
A segunda bênção, ou batismo com o Espírito, é, na teoria do Pentecostalismo, uma repetição do primeiro Pentecoste e um cumprimento contínuo da profecia de Joel, que Pedro citou naquele dia em seu sermão
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